6 Ideias para os lanches dos mais pequenos

Uma alimentação saudável e equilibrada, será uma excelente base para o crescimento saudável e o bom desenvolvimento dos mais pequenos.

  • vitaminas;
  • minerais;
  • proteínas;
  • hidratos de carbono;
  • gorduras saudáveis.

” Numa alimentação equilibrada, não há propriamente alimentos proibidos, mas os alimentos muito processados ou demasiado calóricos, devem ser evitados e muito pontualmente ingeridos, por serem alimentos de calorias vazias , ou seja, são pobres em nutrientes essenciais e ricos em calorias. Como tal, podem desencadear aumento do colesterol, entre outras doenças e ainda o aumento do peso. Convém ainda não esquecer que na sua constituição, existem aditivos que podem ser prejudiciais à saúde quando ingeridos em grande quantidade e com regularidade”

Rute Correia, Nutricionista

As 6 ideias para os lanches das nossas crianças:

  • Fazer uma boa distribuição das refeições no dia, entre 5 a 6.
  • Leve as crianças a participar na escolha e confeção da refeição. Leve-as a sentirem-se entusiasmadas na escolha dos seus lanches.
  • Olá criatividade! Inclua alimentos coloridos e atrativos na sua apresentação. Lancheiras atrativas, também dão uma ajuda.
  • Acondicione e embale os alimentos separadamente. Opte por lancheiras ou sacos térmicos.
  • A fruta deverá ir sempre lavada. Para facilitar o seu consumo, corte-a em pedacinhos e coloque-a numa caixa separadamente.
  • A água. O elemento essencial à vida. Não esqueça de a colocar na lancheira.

Os hábitos alimentares na infância irão determinar, não só comportamentos alimentares na idade adulta, mas também no futuro serão um reflexo de saúde…ou ausência dela.

Para auxiliar os pais a melhorar a qualidade das refeições dos seus filhos, a Direção Geral de Saúde (DGS) e a Direção Geral de Educação (DGE) elaboraram programas e guias com algumas regras alimentares simples.

Erros comuns e a evitar nas lancheiras:

  • Um sumo de fruta não substitui a fruta! Quando se reduz a fruta a sumo, perde-se a fibra.
  • Leites com demasiada adição de açúcar.
  • Barras de cereais, bolachas e similares não são as melhores opções. Apesar de serem práticos, o seu consumo deverá ser moderado. Dê preferência a alimentos frescos, naturais e pouco industrializados.

Tenha sempre em mente, que acima de tudo, se pretende que as crianças sejam mais felizes e saudáveis, para que o seu desenvolvimento seja o melhor possível. Nem tudo é proibido, mas uma alimentação equilibrada e saudável contribuiu muito para um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Haverá certamente aqueles momentos onde em que determinadas ocasiões e circunstancias, os alimentos não serão os mais benéficos e saudáveis, (quem não se recorda dos aniversários e épocas festivas..), mas o seu consumo para um aporte saudável, deverá ser restrito e pontual.

Nós somos o que comemos?

Certamente que sim! E ainda podemos acrescentar: que somos nós os responsáveis pelo que ingerimos, onde o que comemos será aquilo que nos constitui, a matéria-prima para o nosso corpo celular. Quanto melhor a qualidade do alimento ingerido, como é óbvio, melhor será toda a nossa constituição e metabolismo celular.

Partilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Visite a nossa loja online

Um mundo de artigos educativos, selecionados pela equipa Playnetario para as várias idades.

As nossas redes sociais

Artigos Mais Populares

As últimas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Eu concordo com os Termos & Condições *

Veja também

Artigos Relacionados

6 Ideias para os lanches dos mais pequenos

Uma alimentação saudável e equilibrada, será uma excelente base para o crescimento saudável e o bom desenvolvimento dos mais pequenos. vitaminas; minerais; proteínas; hidratos de carbono; gorduras saudáveis. ” Numa alimentação equilibrada, não há propriamente alimentos proibidos, mas os alimentos muito processados ou demasiado calóricos, devem ser evitados e muito pontualmente ingeridos, por serem alimentos

Ler Mais »

6 Dicas para um regresso às aulas com tranquilidade

As férias estão a chegar ao fim, chegou a altura para o regresso às aulas, como sendo um novo desafio para pais e alunos. Este momento será aguardado por todos, trazendo consigo novas experiências e aprendizagens, mas também algumas novas e velhas preocupações. Para que esta nova etapa no regresso às aulas seja feita com

Ler Mais »

Crianças e internet mais segura!

“Não que deva ser “paranoico” com a segurança na internet, mas todo o cuidado é pouco!“ O mês de fevereiro celebra a internet segura! Como fazer a internet mais segura para as crianças? Atualmente a utilização da internet e o tempo que lhe é dedicado é considerado excessivo e as crianças são uma preocupação, sendo

Ler Mais »

Portas da escola fechadas…Livros abertos!

Neste momento as aulas estão suspensas. Atravessamos o Confinamento, Parte II. As crianças não podem sair para brincar ou estar com os seus colegas e amigos. E agora? O que fazer com tanta energia acumulada? Os recursos lúdicos podem ser um valiosa opção nesta fase. Estamos quase todos em casa, os pais podem aproveitar para

Ler Mais »

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº 12
Núcleo Empresarial de Mafra
Pavilhão E
2640-486 Mafra
Portugal

Fale connosco

Todos os campos são obrigatórios