6 Dicas para um regresso às aulas com tranquilidade

As férias estão a chegar ao fim, chegou a altura para o regresso às aulas, como sendo um novo desafio para pais e alunos. Este momento será aguardado por todos, trazendo consigo novas experiências e aprendizagens, mas também algumas novas e velhas preocupações.

Para que esta nova etapa no regresso às aulas seja feita com maior tranquilidade, deixamos algumas dicas para um inicio de ano letivo mais agradável e bem-sucedido!

Um diálogo positivo e motivador com os mais pequenos! Destaque que o inicio do ano escolar será positivo, encoraje-os a ver o lado positivo da mudança e a oportunidade da educação e novas aprendizagens!

Organizar o material escolar. Verifique em casa qual o material que pode ser reutilizado. encomende o material escolar com antecedência, o mais breve possível, isto irá trazer-lhe mais tranquilidade e tempo. Leve os pequenos a participar criando peças escolares aos seu gosto. Faça pesquisas, tire ideias para conceber projetos manuais e artesanais. Divirtam-se no processo. Esta será uma forma de reaproveitar materiais, reutilizar e poupar algum dinheiro.

Um local para estudo. Selecione um sitio bem definido, arrumado e organizado, onde os pequenos possam ter perro de si todos os materiais necessários ao seu estudo. Um espaço calmo é uma boa forma de garantir que o estudos e os trabalhos de casa serão realizados com sucesso e sem distrações.

Rotinas na hora de dormir. Nas férias , por regra, existe um período de maior flexibilidade na hora de deitar e levantar. para que o impacto dessa rotina seja menos nos primeiros dias de aulas, vá ajustando gradualmente os horários dos pequenos criando uma rotina de sono mais apropriado para o regresso às aulas. Comece por exemplo, uma semana ou duas antes das aulas terem inicio. assim, a transição será bem mais tranquila!

Roupa e calçado. Os pequenos crescem num piscar de olhos e a roupa e calçado facilmente deixam de lhes servir! Antes do inicio das aulas prepare a roupa e calçado para o dia-a-dia escolar. Adote peças confortáveis, práticas e que facilmente se conjugam.

Rotina de estudos. O inicio do ano escolar apresenta adaptações nem sempre fáceis. Contorne essa dificuldade dedicando um horário aos estudo, defina-o logo no inicio das aulas, sem nunca esquecer os momentos de lazer. reserve algum tempo para atividades descontraídas.

A mochila. Esta deve ser ergonómica e adequada ao peso e idade da criança, assim irá prevenir futuras patologias posturais. Reveja o nosso artigo.

Recorde e pratique com os pequenos, todos os dias, como correu o seu dia em geral e na escola em particular.

Bom regresso às aulas!

Partilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Visite a nossa loja online

Um mundo de artigos educativos, selecionados pela equipa Playnetario para as várias idades.

As nossas redes sociais

Artigos Mais Populares

As últimas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Eu concordo com os Termos & Condições *

Veja também

Artigos Relacionados

6 Dicas para um regresso às aulas com tranquilidade

As férias estão a chegar ao fim, chegou a altura para o regresso às aulas, como sendo um novo desafio para pais e alunos. Este momento será aguardado por todos, trazendo consigo novas experiências e aprendizagens, mas também algumas novas e velhas preocupações. Para que esta nova etapa no regresso às aulas seja feita com

Ler Mais »

Crianças e internet mais segura!

“Não que deva ser “paranoico” com a segurança na internet, mas todo o cuidado é pouco!“ O mês de fevereiro celebra a internet segura! Como fazer a internet mais segura para as crianças? Atualmente a utilização da internet e o tempo que lhe é dedicado é considerado excessivo e as crianças são uma preocupação, sendo

Ler Mais »

Portas da escola fechadas…Livros abertos!

Neste momento as aulas estão suspensas. Atravessamos o Confinamento, Parte II. As crianças não podem sair para brincar ou estar com os seus colegas e amigos. E agora? O que fazer com tanta energia acumulada? Os recursos lúdicos podem ser um valiosa opção nesta fase. Estamos quase todos em casa, os pais podem aproveitar para

Ler Mais »

Covid-19, o Confinamento, Parte II

A menos de um ano, estamos perante um novo confinamento geral, próximo da experiência vivida em 2020. Um verdadeiro novo teste à nossa resiliência. Se numa primeira fase, a esperança de que tudo brevemente passaria e que “Tudo iria ficar bem”, deu origem a um verdadeiro movimento de união, nesta segunda fase, o cenário apresenta-se

Ler Mais »

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº 12
Núcleo Empresarial de Mafra
Pavilhão E
2640-486 Mafra
Portugal

Fale connosco

Todos os campos são obrigatórios